Como funcionam o Patch Panel

Os Patch Panel são responsável pelas organização e distribuição de cabos pelo ambiente da empresa, descomplicando e facilitando os processos estruturais dentro dela.
Imagine sua posição de trabalho com dois pontos de rede, um para Voip e outro para seu PC, esses cabos interligaram diretamente ao switch que por sua vez interligará com router.
Agora vamos supor que a porta do switch queime e não exista nenhuma porta disponível para troca do mesmo, porém existe outro switch em outro setor com portas livres, neste caso, você terá que passar novamente dois cabos para esse switch.
Que trabalho árduo você irá ter, com o uso dos Petch panel basta você identificar o cabo e realizar uma manobra para o setor desejado, fácil assim.
Vamos compor uma rede com dois setores e CPD, onde cada setor exista um switch e o router localiza-se no CPD. Agora vamos entender como funciona, todos os cabos que saem das mesas seguem para um Patch Panel, como esse ao lado.

Perceba que cada um tem uma posição RJ45, onde você vai ligar o cabo no switch.
No seu CPD, também terá vários Patch interligando os setores para fazer a interligação Router com switch, nesse caso usando somente uma porta as outras estarão livres, basta agora você identificar o cabos da sua mesa e ligar ao patch que interliga ao CPD, após o feito você deve fazer o mesmo no CPD direcionando para o setor desejado e assim interligar com switch.
Parece complicado, mas é mais fácil e mais rápido.
Share on Google Plus

About Obarata

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário