ENTENDA O CONSEITO DE VIRTUALIZAÇÃO RED HAT (KVM)


O que é Virtualização ?

A virtualização permite que várias instâncias do sistema operacional sejam executadas simultaneamente em um único computador. É uma forma de abstrair o hardware de um único sistema operacional. Todos os sistemas operacionais “convidados” são gerenciados por um VMM (Virtual Machine Monitor), também conhecido como hypervisor. Como o ambiente de virtualização fica entre o convidado (guest) e o hardware, consegue controlar o uso da CPU, da memória e armazenamento pelos convidados, e até mesmo permitir que o sistema operacional de um convidado migre de uma máquina para outra.



Histórico

Nos últimos dez anos o foco do data center foi a descentralização, ou seja, a escalabilidade horizontal. Os servidores centralizados eram vistos como itens caros de serem adquiridos e mantidos. Por esse motivo as aplicações foram transferidas de um grande servidor compartilhado para as sua máquinas físicas, normalmente usando hardware. A descentralização ajudou na manutenção contínua de cada aplicação porque não era possível aplicar patches e atualizações sem interferir nos outros sistemas que estavam sendo executados. Pelo mesmo motivo a descentralização contribui com a segurança porque um sistema comprometido fica isolado dos demais sistemas da rede.

Mas os “dispositivos” de aplicação da descentralização também implicam em mais gastos com energia, necessidade de mais espaço físico e melhor gerenciamento, juntos responsáveis por mais de 10 mil dólares em custos de manutenção anual por máquina1. Além da sobrecarga de manutenção, a descentralização reduz a eficiência de cada máquina, deixando um servidor, em média, ocioso 85% do tempo2. Juntas, essas ineficiências frequentemente acabam com qualquer economia de custo ou mão de obra apregoada pela descentralização.
A virtualização é uma relação de ganho para ambas as partes, no meio do caminho entre a implementação de ambientes centralizados e descentralizados. Em vez de comprar e cuidar da manutenção de um computador inteiro para cada aplicação, cada uma delas pode ter seu próprio sistema operacional e todos esses sistemas podem residir no mesmo hardware. Esse enfoque reúne benefícios da descentralização como segurança e
estabilidade e ainda aproveita melhor todos os recursos da máquina.

Por que é importante

Como a virtualização desassocia o sistema operacional do hardware, traz várias novas e úteis ferramentas. A virtualização permite que um operador controle o uso da CPU, memória, armazenamento e de outros recursos do sistema operacional do convidado, de forma que cada convidado receba apenas os recursos que precise. Este controle elimina o risco de um processo que consuma toda a memória disponível ou a CPU. Permite também que a equipe de TI atenda os requisitos de nível de serviço de aplicações específicas ajustando as alocações de recursos.
Como o convidado não está atrelado ao hardware, é possível transferir dinamicamente um sistema operacional de uma máquina física para outra. E quando o sistema operacional de um determinado convidado começar a consumir mais recursos durante um período de pico, o operador pode transferir esse convidado para um outro servidor com menos demanda. Esse tipo de flexibilidade muda o conceito tradicional de aprovisionamento do
servidor e de planejamento de capacidade. Nos ambientes virtualizados é possível tratar os recursos computacionais como CPU, memória e armazenamento como um cache de recursos e aplicações que podem ser facilmente realocados para receber os recursos necessários, quando necessário.

Virtualização Integrada da Red Hat com Hypervisor Xen

Com a versão Xen 3.0, a virtualização chega à maturidade. Xen é a primeira solução de virtualização que suporta tecnologia VT da Intel, permitindo que cada sistema operacional convidado seja executado com toda a velocidade do processador, com apenas de 0,5% a 3,5% da sobrecarga exigida pelo processo de virtualização. É possível migrar os convidados de uma máquina para outra em menos de 100ms. Por intermédio do hypervisor, os operadores conseguem controlar o uso da CPU, da memória, bloco e dos dispositivos de E/S de forma dinâmica.
A Red Hat incorporou o projeto de código aberto Xen ao sistema Red Hat Enterprise Linux 5. Isso significa mais do que simplesmente agregar um pacote. A Red Hat melhorou o software de gerenciamento, incluindo funcionalidades de aprovisionamento, gerenciamento do servidor e armazenamento. A Red Hat também trabalha em conjunto com ISVs e OEMs de hardware para garantir que todas as funcionalidades da Virtualização Integrada Red Hat integremse perfeitamente e sejam suportadas por nossos parceiros de hardware e software.
O Xen no Red Hat Enterprise Linux 5 será capaz de executar várias cópias de qualquer sistema operacional Red Hat bem como de outros sistema operacionais como Microsoft Windows e Sun Solaris.

Possibilidades de virtualização

Quando as funcionalidades básicas de virtualização do Xen são entendidas, várias aplicações tornamse possíveis. Da mesma forma que uma rede local virtual permite que os administradores ignorem o layout físico das redes, os sistemas operacionais virtualizados permitem que os administradores ignorem a instalação física dos mesmos. O hardware no data center tornase verdadeiramente uma commodity – as atualizações de hardware
ocorrem de forma transparente, sem que o sistema operacional nem a aplicação se dêem conta de que a máquina foi modificada. Além disso, há uma redução substancial no tempo de paralisação.

Os administradores não precisam mais esperar que cada aplicação seja certificada para uma nova versão do sistema operacional antes de fazer o upgrade. Basta migrar o sistema operacional convidado e tudo volta a funcionar como antes. Durante os testes de egressão pode ser criado ou copiado um local de testes facilmente, sem necessidade de servidores dedicados para testes e desenvolvimento.

Com relação à segurança, a virtualização é uma solução elegante para muitos problemas comuns. Em ambientes onde as políticas de segurança hoje exigem sistemas separados por um firewall, ambos os sistemas poderiam residir com segurança no mesmo gabinete. Em um ambiente de desenvolvimento cada desenvolvedor pode ter sua própria área de trabalho, imune contra código malicioso ou qualquer problema que ocorra com outro desenvolvedor.

Caso a virtualização esteja vinculada à solução de monitoramento do sistema ou a uma ferramenta de aprovisionamento e gerenciamento como Red Hat® Satellite Server, os sistemas poderiam ser migrados automaticamente para um hardware mais indicado durante os períodos de pico de uso ou manutenção. Imagine um grupo de servidores que possam ser reprogramados em questão de segundos, segundo a carga de trabalho e
horário do dia.


Adoção de Xen e Red Hat

Pelo nível grau de desempenho e maturidade e as possibilidade que oferece, a Xen é líder absoluto em virtualização em ambientes de código aberto. Dezenas de empresas e universidades estão envolvidas no projeto, entre elas a Red Hat, IBM® , Oracle® , Intel® , AMD® , Cisco® e Veritas® . A Red Hat foi uma das empresas a
adotar o Xen, sendo colaborada ativa e já agregou o código ao Fedora. Xen é também componente fundamental do Red Hat Enterprise Linux® 5. A Red Hat já liberou um código beta do Red Hat Enterprise Linux 5 e vários parceiros e clientes importantes pretendem adotar essa versão assim que ela for lançada.

A virtualização não apenas faz parte de uma ampla estratégia de virtualização da Red Hat para transformar em commodity cada componente importante do ambiente computacional e torná-los simples para que os administradores possam trazer esses recursos para aplicação que precisar deles. O surgimento do Global File System facilitou a alocação de armazenamento e ainda oferece alto nível de desempenho. A Red Hat Network permite que os administradores tratem os sistemas como recursos genéricos que podem ser facilmente instalados, atualizados, reprogramados e realocados. Juntos, as tecnologias GFS, RHN e a virtualização liberam as aplicações das limitações técnicas e lógicas tão comuns no data center, reiterando a visão da Red Hat de um ambiente corporativo escalável, flexível, confiável e gerenciável.


Referencia para busca
RH - VIRTUAL MACHINE - VMWARE - REDHAT - RED HAT - LINUX - EMULAÇÃO - VIRTUALIZAÇÃO DE SISTEMAS OPERACIONAIS - CENT OS - CENTOS - MICROSOFT - CLUSTER - DATA CENTER - DATACENTER- PROVEDOR - PAINEL DE CONTROLE - SERVIDORES AGLOMERADOS - 
Share on Google Plus

About Obarata

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário